O site www.cuidadopaliativojf.com vem como um meio de transmissão de informação atualizada e científica sobre o Cuidado Paliativo. Criado por iniciativa do médico Bruno Fernando da Silva Reis, especialista em Clínica Médica com Área de Atuação em Medicina Paliativa – CRM/MG 46.251 RQE no. 30.928 – o site é voltado inicialmente para estudantes e profissionais da área de saúde que tenham interesse ou trabalhem com o assunto.

Desde 2011 o Conselho Federal de Medicina (CFM) reconhece a Medicina Paliativa como Área de Atuação Médica (uma sub-especialidade) e, a partir de 2013, vários programas de Residência Médica foram criados pelo país. O Cuidado Paliativo é uma modalidade de cuidado voltada a pessoas com doenças crônicas, avançadas e em progressão (doenças incuráveis), sejam oncológicas ou não, que busca qualidade de vida, para o paciente e sua família, por meio do controle de sinais e sintomas decorrentes dessa(s) doença(s), maior inserção das abordagens psicológica e espiritual ao cuidado prestado, elaboração de um plano avançado de cuidados (priorizando a autonomia do paciente) e cuidados de fim de vida. Tudo isso sempre realizado por equipe multiprofissional em trabalho inter/transdisciplinar.

Não existe Cuidado Paliativo sem o trabalho em Equipe! Quanto mais precoce o paciente for encaminhado, mais há a ser feito para melhorar sua qualidade de vida! Estar em Cuidado Paliativo não exclui a possibilidade de realização dos tratamentos que modificam a história natural da doença de base (por exemplo, a quimioterapia no paciente oncológico). O Cuidado Paliativo cuida da vida enquanto ela existir e acompanha os familiares no processo de luto após a morte do ente querido. É um direito humano à saúde segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e uma necessidade indiscutível no manejo de doentes com doenças crônicas (incuráveis).

Bruno Reis

Onde: www.cuidadopaliativojf.com

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *

*