GAL – Uma experiência de conquistas

As reuniões do GAL já começaram. Saiba mais sobre o grupo e faça sua inscrição pelo email cristina@ammgmail.com ou pelo telefone 3247-1616 (Cristina)

Como viver, apesar de?

GAL – Uma experiência de conquistas

Como resposta às dificuldades para lidar com perdas e morte, a SOTAMIG – Sociedade de Tanatologia de Minas Gerais criou um grupo de escuta e acolhimento às pessoas que estão em processo de luto.

Com objetivo de promover um espaço para que os participantes possam compartilhar experiências, externar dores, trabalhar a perda do ente querido e receber informações adequadas, o GAL – Grupo de Atendimento a Enlutados – existe há 3 anos e já acompanhou quase cem pessoas na capital mineira.

Durante esse tempo houve uma grande procura pelo trabalho, mas nem sempre foi possível atender a todos, pois o número de interessados ultrapassou a capacidade de atendimento. Nestes grupos predominaram mulheres, com idade média de cinquenta anos, terceiro grau completo e suas perdas eram, principalmente, de filhos e pais.

Em oito encontros semanais, a proposta do grupo não é de ser um grupo terapêutico, apesar de em alguns momentos exercer essa função. Também se distingue de um projeto pedagógico, embora utilize a informação como recurso. O GAL propõe uma elaboração que não se restringe a reflexão racional, mas envolve os sujeitos de maneira integral, nas suas formas de pensar, sentir e agir diante da perda.

Os resultados obtidos ao final de cada grupo têm sido positivos, demonstrando que foi uma ajuda importante na superação da perda com mudanças efetivas no comportamento.

Clarice Lispector em um de seus poemas escreveu: “Uma das coisas que aprendi é que se deve viver, apesar de. Apesar de, se deve comer. Apesar de, se deve amar. Apesar de, se deve morrer. Inclusive muitas vezes é o próprio apesar de que nos empurra para frente.”

Desta forma, o GAL tem buscado ajudar as pessoas na reflexão sobre nossa finitude que, mesmo dolorosa, pode nos humanizar. E assim, viver uma vida mais intensa e com mais qualidade, apesar de

 

Deixe um comentario

Nome*
Email*
Website