O Programa Bem Cuidar

Os Cuidados Paliativos são organizados em princípios que direcionam os profissionais de saúde com o objetivo de aliviar a dor e outros sintomas físicos, psíquicos, sociais e espirituais do paciente, apoiar e capacitar a família para o cuidado, melhorando assim a qualidade de vida e influenciando positivamente o curso da doença. Cada paciente é visto de um modo único, o que interfere diretamente na qualidade do atendimento, dando a esses pacientes a oportunidade de expressar suas emoções, medos e vontades específicas.

O Projeto Bem cuidar teve início no Hospital São João de Deus (HSJD) em 2014, criado com base nos princípios dos Cuidados Paliativos com o objetivo principal de capacitar pacientes oncológicos e seus cuidadores para uma alta hospitalar segura.

O projeto teve uma evolução tornando-se Programa, a evolução do mesmo não esta presente somente no nome mas no modo dos alunos observarem e atenderem os pacientes e de identificar as necessidades individuais de cada um deles, dando um enfoque maior na qualidade de vida, não somente para a alta hospitalar mas também durante a internação.

Como em todas as equipes de Cuidados Paliativos, o Bem Cuidar também possui uma equipe multiprofissional, coordenada pelo Professor Alexandre Ernesto Silva, composta por alunos da Enfermagem e da Medicina da UFSJ-CCO, com colaboradores Enfermeiros, Psicólogos e Assistentes Sociais.

Contamos com o apoio do HSJD e também da ACCCOM (Associação de Combate ao Câncer do Centro-oeste de Minas Gerais) que com o Humanizar, projeto que atende em domicílio os pacientes oncológicos em cuidados paliativos, nos dá um feedback sobre a influência exercida pelo Programa na alta hospitalar e na qualidade de vida dos pacientes, familiares e cuidadores atendidos por nossa equipe.

A união entre o Programa Bem Cuidar, o HSJD e a ACCCOM, vem se fortalecendo a cada dia e ganhando novos integrantes, empenhados em expandir e transmitir os conhecimentos e experiências, para que juntos possamos fazer uma diferença ainda maior na vida das pessoas através dos Cuidados Paliativos.

http://g1.globo.com/mg/centro-oeste/noticia/2015/11/paciente-com-cancer-terminal-realiza-sonho-de-se-casar-em-divinopolis.html

Alexandre Ernesto Silva
Carolina Eloi Miranda

Seu endereço de e-mail não será publicado. Required fields are marked *

*